Domingo, 18 de Setembro de 2011

Estreia: "A Opinião dele" - "As Sete Maravilhosas Parvoíces da Televisão Nacional"


"De Rosa Peixeira a Socialité
Há uns tempos atrás abordei aqui numa rubrica a importância de se acreditar no potencial lusitano para criação de programas originais e mais em conta economicamente. Todavia confesso que fiquei perplexo com esta proposta! Qual terá sido a mente criativa capaz de engendrar tamanha precariedade televisiva? Quando eu julgo que não é possível afundar ainda mais o nível da qualidade, eis que sou surpreendido. Empregar pessoas com carências económicas e que nada mais sabem fazer na vida, como o caso do Castelo Branco, eu até posso compreender, mas nos moldes em que tal é feito assemelha-se ao entretenimento proporcionado por um animal no jardim zoológico. Parabéns por conseguirem ser piores do que todos os demais até hoje em Portugal. 
"Morangos com Açúcar
Recordo-me nitidamente de uma das primeiras filmagens desta novela, ainda no seu ano de estreia em 2003. Estive em trabalho na Foz do Lizandro, perto da Ericeira, onde decorria a rodagem ainda dos primeiros episódios. Era um ambiente "cool" de praia, banhado por sol e mulheres bonitas em topless a retirarem o excesso de areia dos seios nus nos chuveiros da praia, à vista descomplexada de quem quisesse se deliciar. Recordo-me de algumas dessas figuras femininas, hoje com maior destaque no panorama nacional. Também por lá andavam outras personagens a dar os seus primeiros passos. Lembro-me do Diogo Amaral a falar ao telemóvel no parque de estacionamento, confidenciando a alguém do outro lado sobre os seus projectos para Inglaterra. Recordo-me ainda do João Catarré a chegar ao local no seu pequeno e modesto veículo; agora certamente já conduz algo mais potente. 
Todavia, apesar de reconhecer que o programa possa entrosar-se com a juventude em alguns aspectos, os oito anos que já leva a série na televisão já suplicam por um descanso bem merecido. 


"Verão Total
Sem dúvida que o descalabro deste programa foi total. Apesar de reconhecer mérito na divulgação de regionalismos mais recônditos, este programa é a perfeita imagem da estação que o produziu: despesista. Uma empresa estatal que apesar de ter o dever de trabalhar em prol da divulgação do que é nacional, também tem a obrigação de ser auto-sustentável. Esta é a imagem do país, e agora até da Madeira. À boa maneira do Sr. Alberto João Jardim, mesmo após descoberta a careca, insiste em manter os mesmos hábitos destrutivos até à queda do último fio de cabelo. Adivinhem quem vai pagar a implantação capilar à RTP? Pois é... nós próprios! 


"SporTV
Adoro este canal. Como fã incondicional da bola, periodicamente tenho de tragar os manjares esverdeados que me são servidos pelo ecrã dentro. No entanto, vejo-me muitas vezes forçado a comer à pressa e a correr para o estádio no café ao lado, a fim de assegurar um lugar na primeira fila. Caso não anteceda a deslocação pelo menos 45 minutos antes do pontapé de partida, terei já que almejar o segundo anel das mesas do café. Na eventualidade indesejável do jantar levar um pouco mais de tempo a preparar, vou na mesma, mas com a consciência de que terei que aguentar as canelas de pé durante uns duros cento e cinco minutos. Sou cliente do serviço por cabo, mas não sou doidivanas para esbanjar o elevado valor requerido por somente a SporTV. Para os estabelecimentos vai compensando pois leva os clientes até lá para gastar um pouco mais, mesmo que aguentem o desafio todo com um único café consumido. No entanto para o lar do do zé povo, é uma exorbitância incompatível com a austeridade de hoje em dia. Pelo exagero e aplicação pessoal unicamente para vips, leva aqui também a classificação como uma das parvoíces da televisão nacional. 


"Programas da Manhã: Praça da Alegria, Companhia das Manhãs, Você na TV
Palha, sucata, lixo televisivo. São perfeitos exemplos de programação desprovida de valor, saturantes na longevidade e no conteúdo. Quando se fala em falta de qualidade do que é transmitido, é a isto que a maioria das pessoas se referem. Nisto, não é somente a minha opinião. É senso comum obtido pela socialização diária com outras pessoas. Como desvalor acrescentado, há uns tempos de antena a meio dos programas, com uma mesa repleta de produtos dispensáveis, que uma qualquer marca quer despachar aos mais influenciáveis, tendo aquela figura do(a) apresentador(a) ao lado para facultar a credibilidade que normalmente estaria em débito. Reconheço ainda assim, alguma réstia de valor: em alguns casos também divulgam determinados valores das regiões, são companhia para muitas reformadas e domésticas (mas também até a rádio o é, não sendo tão enfastiosa), tem umas apresentadoras que são um mimo visual, e é igualmente de salientar o mérito de... bem, não sou capaz de achar mais pontos positivos! 

"As Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa
Podia-me alongar seriamente na contagem de aspectos negativos associados a esta iniciativa, sendo que somente estaria a repetir-me em relação ao que já expus noutro artigo publicado no meu blog. Todavia, esmerando-me na capacidade de poder de síntese, ressalvo aqui alguns aspectos. 
Qual foi o objectivo desta iniciativa? Promover os nossos produtos além fronteiras? Como? Através da emissão em Portugal de um programa que não sai da porta? É um grito mudo. Promover as nossas iguarias cá dentro? Mas nós já somos fãs! É o mesmo que convencer a raposa a gostar de galinha. 
Frustrada a intenção, ainda assim o mais negativo ficou a dever-se ao facto de não se ter alcançado o lote das sete maravilhas gastronómicas portuguesas mas tão somente um lote de sete maravilhas gastronómicas. 
As opções são meramente propagandistas e têm muito pouco a ver com a opinião generalizada do povo, sendo que para confirmar é somente preciso vasculhar um pouco as notícias dos vários jornais online e blogs, nos quais se podem verificar as opiniões arrasadoras dos intervenientes: as opiniões do povo.  
Quanto a mim, retirava de caras o Pastel de Belém, pois apesar de adorar e não ir a Belém sem lá comer essa iguaria, a verdade é que para entrar no exclusivo lote de sete, tem muito para andar! E o bacalhau? E o Sarrabulho, a Francesinha, o Arroz de Cabidela, o Arroz de Lampreia, a Perdiz, a Açorda de Alho, os Ovos Moles, o Arroz Doce, o Leite Creme, a Posta à Mirandesa, o Polvo à Lagareiro, e muitos outros... qualquer um destes que mencionei retirava de caras o lugar ao Pastel de Belém. Não me lixem com essa, ó meus estimados ditadores da televisão! Quanto aos outros, considero que ainda havia que efectuar alguns acertos, mas cada qual com a sua opinião. 

"Big Brother 37
Ainda não foi para o ar, mas há-de lá chegar a sua vez. De qualquer modo já leva uma boa contagem, quer com o título original quer com outro, mas sempre no formato característico. Chamem-lhe Casa dos Segredos, Quinta das Celebridades, ou qualquer outro nome catita, mas o produto dentro da embalagem é o mesmo. Agora lança-se com Aloé Vera, amanhã lança-se com extra-suavidade, mas apesar da maquilhagem, a matéria prima é igual. 
Porque é que se perde tempo a ver uma cambada de malta que quer singrar na vida a não fazer a ponta de um corno? Que vão para lá demonstrar que não sabem e não querem saber de fazer os trabalhos corriqueiros do dia a dia, que são intriguistas e mesquinhos na socialização entre si ao invés de demonstrarem como se constrói vincados laços de lealdade e sinceridade. Malta que se agride entre si, fisicamente e verbalmente. Malta que para se mostrar irreverente faz o que nunca consideraria fazer cá fora. As regras não se aplicam lá dentro? Então, mas é essa a imagem que passam cá para fora, influenciando algumas pessoas mais dadas a captar e imitar atitudes dessas. 
É uma esponja de futilidade, que se espreme na lente da câmara directamente para as nossas televisões. 
Eu já foquei noutra ocasião, e também no início deste artigo, que temos potencial criativo cá em Portugal: apostem nele, porra!!! 
Sou Dinis Vieira, autor do blog "Gangster do Colarinho Multicor", e vocês ficaram com as "minhas" Sete Maravilhosas Parvoíces da Televisão Nacional, não susceptíveis a objectivos propagandistas, mas aberto a críticas e sugestões para retirar um dos nomeados a fim de introduzir uma maior parvoíce da nossa televisão, sempre frutífera na produção destes fenómenos.  
Autor: Diogo Monte às 20:30
Link do Post | Comentar
1 comentários:
De Isabel Mendes a 18 de Setembro de 2011 às 22:21
Lol
O José Castelo Branco é mesmo uma paródia. Vai transformar uma rosa peixeira numa socialité,!!! Só mesmo dele. Tigresa. Lol
Bom artigo Dinis, gostei muito.


Comentar post

 

ESTREIA: "Colorado"

Entao o novo TvUniverso? ...

DESCOBRE TUDO SOBRE A CAS...

TVUNIVERSO: MUDAMOS

www.tvuniverso.eu

Não te esqueças. Nós já m...

TVUNIVERSO: MUDAMOS

Teresa Guilherme deixa fo...

A Revolução é no TVUNIVER...

Conheça os jogos da 1ª jo...

Leonor Poeiras certa em '...

Júlia Pinheiro não tem dú...

Maria João Bastos e Pedro...

SIC oferece mais de 100 m...

É já amanha! PREPARADO?

''Casa dos Segredos 3'' c...

Conheça as temáticas do p...

Top Chef: Próxima emissão...

João Pacheco internado de...

Conheça o terceiro jurado...

Este sábado, ''Alta Defin...

''Casa dos Segredos 3'' e...

Preparado? Faltam 3 dias....

Sandra Faleiro reforça ''...

Conheça o logótipo oficia...

''Gabriela'' excedeu expe...

Demi Lovato humilhada no ...

Saiba como votar na ''Fig...

TVI reduz os ordenados do...

Conheça os dois primeiros...

Conheça o horário de estr...

"Gabriela" estreia em 1º

''Unforgettable'' estreia...

Noticia TvUniverso: Iva D...

Cristina Ferreira quer um...

Marco de Camillis pode nã...

Conheça a data de estreia...

Estúdio de ''Casa dos Seg...

''Casa dos Segredos 3'' v...

Rita Pereira sofre queda ...

FF e Luciana Abreu não sa...

Já viu a ex-moranguita Jo...

Sara Barradas certa no el...

Conheça o final de ''Mora...

Leonor Poeiras fora da ''...

"Casa dos Segredos 3" EST...

Marta Cruz foi mãe pela s...

"Revolução TvUniverso" - ...

PROMO: "Toca a Mexer" - S...

"Casa dos Segredos 3" FAL...

Março 2014

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008