Ao dirigir-se para casa, Esperança é estrangulada, mas Tiago aparece a tempo e salva a namorada
Tal como faz sempre depois de um dia de trabalho, Esperança segue para casa pela mata, sem se aperceber que está a ser seguida. De repente, o barulho de um galho fá-la voltar-se para trás mas, como não vê ninguém, continua a caminhada sem receio. Só que, por trás de uma árvore, surge Elias, disfarçado com uma máscara de esqui e preparado, para a atacar. O capataz estica um fio para estrangular a rapariga, quando surge Tiago. Ao perceber que a namorada corre perigo, este grita e corre para ela. Depois, o agricultor tira faca com que anda sempre e atira-a a Elias, acertando-lhe num braço de raspão. Ferido, o empregado de Francisca foge, sem conseguir cumprir o seu objetivo. Longe do local, encosta-se a uma árvore, agarrando o braço ferido. Já Esperança segue para casa na companhia do namorado, com a certeza de que mais uma vez correu risco de vida, mas sem imaginar quem era o agressor, porque nunca lhe viu o rosto. Tiago tenta tranquilizar a amada, dizendo-lhe que agora está tudo bem e que ele estará sempre junto dela para a proteger.
Filipa decide abortar
Na redação do jornal, Filipa está sentada em frente ao computador, mas não se consegue concentrar-se para trabalhar. São entra nesse instante e pergunta-lhe como é que ela está. A jovem diz sentir-se enjoada e conta à madrinha que pretende abortar. Apesar de não concordar com a decisão da afilhada, a mulher promete apoiar a sua decisão e ajudá-la em tudo.
Núria despreza Tomé
Evaristo diz a Glória, muito sorridente, que os bolos dela estão a ser um grande sucesso e entrega-lhe uma lista com a quantidade de encomendas que tem. A tia de Tomé partilha com o sobrinho o seu entusiasmo, enquanto o rapaz tenta perceber se está alguém no Clarim, enquanto espera que Glória termine a conversa com o dono da mercearia. Entretanto, Núria chega e despreza o namorado, deixando-o arrasado.
Pingas apoia Dora
Ao sair de casa de Manuela, Pingas encontra Dora sentada no banco. O mendigo apróxima-se dela e pergunta-lhe o que se passa. A mãe de Fílipa confessa que ultimamente não tem tido muita sorte e que se não fosse Adérito não teria trabalho. Pingas diz-lhe que não tem de se envergonhar, porque todos os trabalhos são honestos e acrescenta que ela está a precisar é de amor.
Gabriel procura Augusta
Ao chegar à Quinta das Maçãs, Tomé e Glória veêm Gabriel escondido atrás de uma árvore. O engenheiro fala com o amigo e diz-lhe que precisa muito de conversar com Augusta. O rapaz tenta ajudar, mas fica a saber, através de Lígia, que a mulher de Ricardo está a descansar. Tomé acrescenta ainda que Ricardo está muito zangado com a mulher.
Tiago desconfia de Gabriel
Ao entrar na mercearia, Tiago encontra Gabriel e, desconfiado que foi ele quem atacou Esperança, obriga-o a despir a camisa, para se certificar se ele tem o braço ferido. O engenheiro não percebe e recusa-se a ficar em trono nu. Tiago descontrola-se e, apontando a sua faca ao engenheiro, rasga-lhe a camisa e percebe que ele não tem nenhum ferimento no braço, o que o deixa confuso.
Não perca
Rúben verifica no computador de Filipa que ela tem feito muitas pesquisas sobre gravidez e rapidamente chega à conclusão que ela está à espera de bebé.